Conseguir a sua carta de condução: tudo o que precisa de saber

Está a pensar em Tirar carta de condução urgente? Actualize-se sobre a forma como o processo está actualmente a decorrer, horas e custos de ensino.

Em Portugal, tirar carta de condução urgente é possível com 18 anos de idade. Assim, coincide com o início da idade adulta e a tão desejada independência que se procura quando se é adolescente.

Pode-se começar a estudar o Código da Estrada, algo extenso, mesmo antes, mas legalmente, os exames teóricos e práticos só podem ser concluídos quando se chega à idade adulta.

Ao tomar a decisão de tirar uma carta de condução, é importante compreender a dedicação que o processo implica. Assim, a frequência de aulas de código, o estudo em casa, a prática de exames teóricos, a participação em aulas práticas, entre outros, são aspectos fundamentais.

Assim, e para todos os futuros condutores, ao longo deste artigo cobrimos os pontos necessários para obter uma carta de condução. Um guia com preços médios, idades para obter os diferentes tipos de cartões, para que servem os diferentes tipos de cartões, quando renovar e quanto tempo leva a obter o cartão.

 

Documentos necessários para tirar uma carta de condução urgente

Como regra, e para o registo, deve apresentar alguma documentação pessoal a fim de tirar a carta de condução urgente. São eles:

Cartão de Cidadão ou bilhete de identidade;

Atestado médico que comprove que está fisicamente apto para conduzir. O atestado médico pode ser obtido junto do médico da escola de condução (se a escola o disponibilizar);

Certificado de avaliação psicológica, que comprove que tem as condições psicológicas para conduzir.
O relatório de avaliação psicológica e o certificado podem ser emitidos pelo psicólogo da escola de condução (se a escola o disponibilizar);

e se estiver limitado destes documentos , diga-nos e nós ajudá-lo-emos a obter os documentos para que possa obter a carta de condução sem qualquer prova

Tirar Carta de Condução Urgente
Tirar Carta de Condução Urgente

Quanto tempo leva para obter o cartão?

O tempo que alguém leva para obter a sua carta de condução é relativo e pessoal. No mínimo, diríamos que terá de dedicar pelo menos 5 a 7 dias ao processo. No entanto, é evidente que depende sempre da disponibilidade da escola, especialmente nas aulas práticas.

Actualmente, a carta de condução de categoria B (veículos ligeiros) requer uma frequência mínima de 16 horas de aulas teóricas. Se no final das 16 horas não se sentir preparado para fazer o exame de código, poderá assistir a mais aulas.

A prática de condução deve ter uma frequência mínima de 32 horas e 500 quilómetros. Dentro deste número de horas, existem diferentes módulos a considerar.
Tirar carta de condução urgente no nosso website e obtê-la o mais rápido possível. clique ou no botão de contacto abaixo para mais informações